segunda-feira, 5 de julho de 2010

DROGAS: PREVENÇÃO OU RECUPERAÇÃO? IV

Folha-Base: Drogas: prevenção ou recuperação ?

Depoimento 4:
"A ficha caiu quando sofri um acidente de carro. Estava virada, sem dormir, fazia quatro dias. Peguei o carro para ir comprar crack, mas não andei nem 100 metros e sofri um apagão. Dormi ao volante. Fiquei cinqüenta dias com os dois braços enfaixados e o rosto cheio de feridas por causa dos estilhaços do vidro. Já havia sido internada algumas vezes, mas sempre soube que voltaria à droga. Fazia meus pais pagar minhas dívidas dizendo que, do contrário, seria morta pelos traficantes. Em troca, eu ficava um tempo na clínica de recuperação. De uma delas, fugi pulando o portão. Com o acidente, percebi que tinha de me livrar daquilo. Agora estudo, luto para recuperar a guarda dos meus filhos e quero montar um grupo de apoio só para mulheres dependentes. Elas precisam perder o medo de procurar ajuda."

Utilizando a folha- base, o grupo vai assumir a personalidade do anônimo depoente como se fosse ele. Este personagem vai ganhando vida a proporção que o grupo vai desenvolvendo as atividades propostas, ou seja, fornecendo dados necessários para a sua recuperação.

Atividade 1: Cartilha Mudando Comportamentos – Secretária Nacional de Política sobre Drogas

Como vocês imaginam a face desta pessoa? Desenhe o seu retrato ou descreva-a em palavras. (Folha-modelo)

Afinal, qual é o problema?
Para iniciar, descreva aquilo que você está pensando em mudar no seu comportamento relacionado ao uso de álcool, tabaco ou outras drogas: o que, quanto e quando mudar? Preencha as lacunas:

Eu venho usando _____________________ há __________meses / anos.

Atualmente eu uso:
( ) Todos os dias ou quase
( ) Pelo menos 3 vezes por semana
( ) Todo fim de semana
( ) Uma vez por semana
( ) Outro: __________________________
(escreva aqui a frequência, caso as alternativas acima não sirvam)

A quantidade que eu uso normalmente é ____________________________________ (em copos/doses, cigarros, gramas, carreiras, comprimidos, pedras, dependendo do que você usa)

Os problemas que venho enfrentando (ou já enfrentei) por causa desse meu comportamento são: (descreva-os resumidamente)

Saúde:
Relacionamento:
Financeiro:
Policiais e judiciais:
Escola:
Trabalho:

Eu estou querendo:

( ) parar
( ) diminuir a frequência
( ) diminuir a quantidade
( ) ainda não sei bem o que quero.
Outro: _________________________________

Data:_____/_____/_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário