terça-feira, 23 de março de 2010

CULTURA E SOCIEDADE

Cultura e Sociedade
1° ano do ensino médio do IDB

Cultura Brasileira

Miscigenação
Resultado da intensa mestiçagem entre índios, africanos, portugueses e imigrantes (franceses, holandeses, turcos, libaneses, alemães, italianos etc. - Sec.XIX)
Cultura que resulta da mistura não só de três etnias, mas de três culturas diferentes. Contudo, um traço comum os une: privilegiar o presente e não pensar no futuro do longo prazo.
Ex: Para os índios “a sobrevivência estava garantida e que a natureza forneceria tudo o que fosse necessário ao longo do ano inteiro”;
Para o africano - “mirar o futuro, em geral, só o fazia deparar com a triste perspectiva de consumir a vida num trabalho brutal, sem família, sem vida própria;
Para o português, a febre do ouro era uma aventura. Portugal chegou baixar uma lei restringindo a emigração para o Brasil para impedir o desvaziamento de Lisboa. Crença: “Não existe pecado do lado debaixo do equador.”

Leitura de texto complementar
Herança cultural do sobrenome – Ex: Cavalcante
Dado biológico: sangue indígena e sangue negro (mais da metade) – Projeto de Embranquecimento – Marques de Pombal;
Dado antropológico: A adaptação e a assimilação dos saberes coletivos indígenas e negros nos ajudavam a sobreviver no universo-padrão dos europeus (portugueses)
Para Gilberto Freyre a miscigenação é resultado da mistura sexual dos portugueses com as índias e assim sucessivamente. Viver no Brasil não era tão fácil quanto se parecia (olhar quadro da pág. 13)
Ler o diálogo com os alunos
Falar do Gilberto Freyre – importância dele para a sociologia brasileira e leitura de textos complementares

Nenhum comentário:

Postar um comentário