domingo, 11 de maio de 2014

VOU TORCER PRA QUEM NESSA COPA? Indicado para o 2º ano.

 

A política, sobretudo quando mal intencionada, pega carona nas glórias esportivas da bandeira brasileira. Nesse sentido, o patriotismo dos sorrisos vitoriosos já serviram para amainar revoltas. Quantas vezes nossa seleção de futebol pôs as camisas canarinho nas malas e saiu a buscar um título mundial fora de nossas fronteiras – cinco!
Mas agora nossa seleção não precisará sair. A Copa é aqui mesmo, no Brasil! E nós, o povo torcedor, estamos do lado de dentro das cortinas. Estamos vendo, ainda que às vezes desacreditando em tamanhos absurdos, como se faz uma Copa. Quanta tapeação, quanta putrefação a partir de cifras incontáveis; e, além disso, quanto dinheiro real há então nos cofres verde e amarelo!
Nas televisões chegam a dizer que nosso torcedor necessita de uma “educação esportiva”, coisa comum na Europa, donde vem a FIFA e o modo certo de comportar-se dentro de um estádio.
E eu, que sempre beijei eufórico minha bandeira querida, hoje tenho dificuldade de encontrar um colega brasileiro que se junte a mim para torcer pela seleção canarinho. Pois estão todos torcendo para outras seleções – alguns até já compraram camisas com outras insígnias – ou mesmo torcendo somente contra o Brasil.
O fato é que à beira desse mar de corrupção para a preparação da Copa, cuja conta quem vai pagar sou eu: o povo brasileiro, meu patriotismo já apresenta diversos pontos de ferrugem.
Vou assistir a Copa, sim, mas isso não será com alegria, como já foi em outras edições. Pela primeira vez na vida, tenho dúvida se a vitória do meu Brasil trará algo de bom.



Rafael Alvarenga

Resende, 04 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário