terça-feira, 27 de agosto de 2013

PROJETO A VOZ DOS ESTUDANTES


Justificativa

O jovem como sujeito social tem a possibilidade de criar intervenção crítica e ter responsabilidade social, contudo é negado a juventude, através de visões preconceituosas e estigmatizadas, a sua participação social e a sua emancipação pessoal e coletiva.
Costumamos vê-los como seres apáticos, sem nenhum tipo de ação política em relação a gerações passadas. Acreditamos na lógica mercantilizada do modelo capitalista, que individualiza e desumaniza e sepulta todas as iniciativas de participação e transformação social a partir do olhar da juventude.
O projeto “A voz ativa dos estudantes” tem a proposta de contrariar os paradigmas da apatia juvenil e o desinteresse político através de ações que conscientize e dê condições dos jovens colocarem em prática a sua “voz ativa”, entendendo que isso é uma forma de vivenciar seu “modus politicus”, a possibilidade deste participar de forma efetiva e emancipadora.
Embasados nos direitos humanos e nos princípios que regula o exercício da cidadania, acreditamos que este aspecto pode começar dentro dos bancos escolares, dando condições dos alunos reivindicarem seus direitos e terem condições de cumprir os seus deveres.
Assim, a relação sociedade-educação se torna relevante para a socialização do processo eleitoral e da democracia.

Objetivo geral

  • Conscientizar os alunos sobre a importância da participação política e do exercício da cidadania, inserindo-os na estrutura do processo político escolar.

Objetivos específicos

  • Integrar os alunos nos problemas dos jovens elitizados e marginalizados, respeitando os elementos culturais da sua própria comunidade;
  • Desenvolver meios que favoreçam a inclusão dos alunos na cultura da paz: respeito mutuo, tolerância, solidariedade, participação, compreensão e diversidade;
  • Apoiar as iniciativas dos alunos incluindo as de tipo informal, principalmente no âmbito sócio-político;
  • Motivar à participação dos alunos na utilização das novas tecnologias, fomentando ações de teor político;
  • Promover a vida associativa (participação dos jovens) em todos os setores da vida social, principalmente as que digam respeito a participação política;
  • Aproximar as políticas da juventude dos alunos dando condições dos mesmos darem uma resposta global aos reais problemas dos jovens: políticos, sociais e econômicos;

Público alvo: Alunos do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Braile Neto

Metodologia

Inicialmente será feito exposições de ideias e debates à respeito da Escola (Educação pública e/ou privada)onde cada grupo terá a perspectiva de um partido fictício. Problemas e soluções serão elencados com o intuito de construir um “saber pensar político”. Destarte, uma simulação eleitoral entre as turmas e entre os outros alunos do CEPBN, este feito de forma virtual (blog) fará parte do processo de desinibição dos seus constructos. Campanha com direito a panfletos e cartazes fará também parte do processo, tendo como resultado a publicização das propostas de cada partido e a participação dos seus representantes na Câmara de Vereadores de Resende, num espaço dedicado ao público denominado Tribuna Livre.
Um relatório de ideias e propostas será entregue ao corpo diretor afim de amostragem e análise e aos vereadores de Resende, afim de concretizar a “voz ativa” dos estudantes.

Duração: 3° Bimestre do ano letivo de 2013.

Ação interna: Votação virtual com distribuição de panfletos, brindes, santinhos etc.
Ação externa: Visitação e participação dos alunos à Câmara de Vereadores de Resende (Tribuna Livre).

Desenvolvimento:

1º etapa:
Definição do nome do partido e os seus integrantes
Definição dos 05 problemas sociais relacionados a ausência da democracia no munícipio ou na escola.

2º etapa:
Definição das 05 soluções para os problemas elencados.
Transformar as 05 soluções em Projetos de Lei
Propaganda eleitoral (vídeo)

3º etapa:
Apresentação dos partidos e marketing(propaganda eleitoral) – 10 minutos
Simulação de eleição (Fazer cédulas)

4º etapa:
Encaminhamento dos Projetos de Lei mais votados nas Audiências Públicas na Camara de Resende

Recursos Humanos

  • Alunos;
  • Professores;
  • Diretores;
  • Supervisores;
  • Coordenadores.

Avaliação

A avaliação será feita mediante todo o processo de participação e envolvimento do aluno da etapa, levando em consideração as suas iniciativas informais.
O processo de construção de cidadania coloca o homem num patamar político e social diferente dos demais, devido o exercício da consciência viva. Elemento essencial para um olhar diferenciado da vida, o entendimento da importância do protagonismo juvenil, pode possibilitar ações e soluções comunitárias, iniciativas necessárias para um progresso social.

Se ao final tivermos um jovem empolgado com o conhecimento adquirido, possibilitando-o uma alternativa de vida diferente das drogas e da ociosidade mental e física, teremos alcançado o nosso objetivo. O projeto “A voz ativa dos estudantes” deixará de ser apenas um ponto de encontro, um lugar estático, ganhará movimento, dando condições do CEPBN, enquanto instituição escolar alcançar novos desafios.




Rudolf Rotchild Costa Cavalcante
Professor de Sociologia do Ensino Médio do CEPBN

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