PRÉ-SIMULADO DE SOCIOLOGIA – 3º ANO
1.
(Unesp 2016) Sob o ponto de vista individual, a corrupção pode ser vista como
uma escolha racional, baseada em uma ponderação dos custos e dos benefícios dos
comportamentos honesto e corrupto. No tocante às empresas, punir apenas as
pessoas, ignorando as entidades, implica adotar, nesse âmbito, a teoria da maçã
podre, como se a corrupção fosse um vício dos indivíduos que as praticaram no
seio empresarial. O que constatamos é bem diferente disso. A corrupção era, para
as empresas envolvidas na operação Lava Jato, um modelo de negócio que majorava
o lucro em benefício de todos.
(Entrevista
com Deltan Martinazzo Dallagnol [procurador público].O Estado de S.Paulo,
18.03.2015. Adaptado.)
A
corrupção é abordada no texto como um problema que pode ser explicado sob um
ponto de vista
a)
ético, devido ao comportamento irracionalista que é assumido pelos
indivíduos.
b)
moral, pois o fenômeno é abordado como resultado de comportamentos
desregrados.
c)
pragmático, pois é considerada, sobretudo, a avaliação dos efeitos práticos das
ações.
d)
jurídico, pois é necessária uma legislação mais rigorosa para coibir o
fenômeno
e)
materialista, pois suas causas relacionam-se com a estrutura do sistema
capitalista.
2.
(Unisc 2012) Em 2006, o IBOPE divulgou uma pesquisa acerca da opinião do
eleitor brasileiro sobre corrupção e ética, com o objetivo de tentar entender
se os problemas éticos enfrentados pela sociedade brasileira estão concentrados
nos “políticos” ou se há uma cultura na sociedade que avaliza a corrupção.
Foram apresentados aos pesquisados 13 atos de corrupção, incluindo: dar uma
“gorjeta” para se livrar de uma multa, sonegar impostos, receber benefícios do
governo sabendo que não tem direito a eles, adquirir documentos falsos para
obter algum tipo de vantagem, pedir mais de um recibo por um mesmo procedimento
médico para obter mais reembolso do plano de saúde, comprar produtos que copiam
os originais de marcas famosas, sabendo que são piratas ou falsificados, fazer ligação
clandestina ou “gato” de TV a cabo do vizinho, entre outros. Os resultados
mostraram que 69% dos eleitores brasileiros já transgrediram alguma lei ou
descumpriram alguma regra contratual de forma consciente e intencional, para
adquirir ganhos materiais, sendo que 75% afirmaram que cometeriam algum dos 13
atos de corrupção avaliados pelo estudo se tivessem oportunidade.
Fonte:
http://reinehr.org/sociedade/saude-dasociedade/corrupcao-na-politica-eleitor-vitima-ou-cumplice
Indique
a alternativa que está amparada no texto acima.
a) São
as oportunidades proporcionadas pelos cargos públicos que levam o político a se
corromper.
b) Os
políticos são os responsáveis pela corrupção ao estimular a sonegação de
impostos.
c) A
concordância de muitos cidadãos com atos de corrupção dificulta o combate à
corrupção política.
d) As
pessoas corruptas já nascem corruptas.
e) Os
políticos corruptos já nascem corruptos.
3. (Uema
2012) A questão da corrupção está em evidência e aumenta o desencanto com a
política. Considerada como um dos maiores males da democracia, suas
consequências são nefastas. Shakespeare, em “Medida por medida”, destacou essa
problemática, conforme o fragmento abaixo: Uma coisa é ser tentado e outra
coisa é cair em tentação. Não posso negar que não se encontre num júri,
examinando a vida de um prisioneiro, um ou dois ladrões, entre os jurados, mais
culpados do que o próprio homem que estão julgando. A Justiça só se apodera
daquilo que descobre. Que importa as leis que ladrões condenem ladrões?
SHAKESPEARE,
W. Comédias e sonetos. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.
Assinale
a alternativa que expressa o sentido da corrupção política.
a) Uso
do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular, ou em
benefício de um grupo ou classe, constituindo violação da lei ou de padrões de
elevada conduta moral.
b)
Utilização da violência nua para impor autoridade e auferir benefícios
particulares. As vantagens obtidas se apoiam no poder dos dominantes e no uso
da arbitrariedade.
c)
Fenômeno político baseado na capacidade simbólica de exercer ascendência sobre
os outros, utilizando expressivamente a coação.
d)
Fenômeno que coloca todos em nível de igualdade – vendedores e compradores –
com a finalidade de promover a troca de bens serve de elemento regulador das
relações entre os indivíduos.
e)
Fenômeno político que induz a um benefício ou direito desfrutado por
indivíduos, partilhado pela generalidade das pessoas.
4. (Uel
2011) Antes mesmo do início das obras de reforma ou construção de
novos estádios para a Copa de 2014, já ganhou evidência na mídia o
questionamento ético acerca da correta destinação dos recursos públicos e
privados para esse fim.
Sobre a relação entre ética e corrupção, considere as
afirmativas a seguir.
I. O compromisso ético transcende a esfera estatal e atinge
também as empresas privadas envolvidas em licitações públicas.
II. As empresas privadas que atuam de acordo com a legalidade no
mercado, em busca do lucro, estão isentas de compromisso ético.
III. A lógica da corrupção está assentada na sobreposição dos
interesses privados aos interesses públicos.
IV. Política, economia e ética são esferas com atuação
diferenciada e que estabelecem correlações entre si.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
5. A
redução da corrupção a níveis mínimos em uma sociedade se concretiza, como
revela a experiência dos países mais evoluídos nesta área, com a criação de
órgãos e instituições estatais independentes, com recursos humanos preparados e
bem remunerados, e a cobrança de resultados pela sociedade. Isso exige um
elevado nível de cidadania, em que se repudia a impunidade e as distinções,
consciente de que não é possível existir um Estado honesto sem uma sociedade
íntegra. Considerando esses pré-requisitos, pode-se concluir que o combate à
corrupção somente terá sucesso no Brasil se houver, além de estrutura estatal
preparada para enfrentar o problema, mudança da cultura social que conduza a um
controle social efetivo dos governantes e políticos.
(José
Matias-Pereira. É possível existir um Estado honesto sem uma sociedade íntegra?
Revista Jurídica Consulex, ano XVIII – nº 425, 1º out. 2014).
De
acordo com o texto, é correto afirmar que
a) A redução da corrupção só se concretizará
se tivermos órgãos estatais independentes para fiscalizar, independente de uma
sociedade organizada.
b) Um Estado honesto está diretamente ligado a
uma sociedade íntegra.
c) A permanência da cultura social
preestabelecida é importante para o fortalecimento do Estado.
d) A importância da cobrança por resultados
pela sociedade é ínfima, pois ela não tem o poder de fiscalização.
e) O combate à corrupção terá êxito se o País
tiver uma estrutura estatal preparada para enfrentar o problema.
06 -
(UERJ) “A fita branca”, que venceu o
Festival de Cinema de Cannes em 2009, conta a história de uma comunidade rural
na Alemanha, entre 1913 e 1914, onde estranhos e violentos incidentes começam a
ocorrer. O diretor do filme comentou: “Não ficaria feliz se o filme fosse visto
apenas como um filme sobre um problema alemão. Ele significa mais que isso. É
um filme sobre as raízes do mal. É sobre um grupo de crianças que são
doutrinadas com alguns ideais e se tornam juízes dos outros − justamente
daqueles que empurraram aquela ideologia goela abaixo delas.”
Maurício
Stycer. Adaptado de colunistas.ig.com.br, 24/10/2009.
A
Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou transformações nas vidas de
crianças e jovens europeus. Uma dessas transformações é apresentada no filme “A
fita branca” e está associada ao que o diretor denominou de “raízes do mal”.
Nas
décadas de 1920 e 1930, os efeitos dessas raízes do mal se manifestaram no
seguinte processo histórico:
a) expansão do comunismo
b) difusão do etnocentrismo
c) ascensão do totalitarismo
d)
renascimento do liberalismo
7.
(PUCCamp SP) O que os líderes
latino-americanos tomaram do fascismo europeu foi sua deificação de líderes
populistas com fama de agir. Mas as massas que eles queriam mobilizar, e se
viram mobilizando, não eram as que temiam pelo que poderiam perder, mas sim as
que nada tinham a perder. E os inimigos contra os quais eles as mobilizavam não
eram estrangeiros e grupos de fora (embora seja inegável o conteúdo antissemita
no peronismo e outras políticas argentinas), mas a “oligarquia”, os ricos, a
classe dominante local.
(HOBSBAWM,
Eric. A era dos extremos, o breve século
XX:
1914-1991 Trad. São Paulo: Cia das Letras, 1991. p. 137)
O texto
permite afirmar que, para o autor, os movimentos latino-americanos
influenciados pelo fascismo,
a) não foram capazes de mobilizar a sociedade
latinoamericana como os movimentos de características nazifascistas que
ocorreram na Europa ocidental.
b) não possuíam caráter fascista de importância
nacional, ocorrendo em determinadas comunidades de imigrantes que trouxeram
consigo essa ideologia.
c) foram incentivados pelas correntes
políticas que consideravam as democracias liberais responsáveis pela desordem
social e econômica vigente.
d) não apresentaram as mesmas características
do fascismo europeu, podendo ser visto como parte integrante do declínio e
queda do modelo liberal.
e) foram realizados por meio de uma
mobilização paramilitar semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha
chefiada pelo líder fascista sobre Roma.
8.
(Uespi 2012) Os sistemas políticos totalitários utilizaram-se da violência e
tumultuaram os sonhos dos democratas durante o século XX. Formaram-se ditaduras
que defendiam a intolerância contra os adversários e o reforço das tradições
mais conservadoras. Na Espanha, por exemplo, o totalitarismo:
a)
ocorreu nas primeiras décadas do século citado, com forte apoio do nazismo
alemão e com a reação dos combates anarquistas.
b) teve
apoio de muitos membros da Igreja Católica e perseguiu os anarquistas que lhe
faziam oposição.
c)
conseguiu a ajuda militar de Portugal e da Itália, ficando no poder durante
duas décadas, marcadas, assim, pela opressão política.
d)
contou com o apoio de Igreja Católica, mas não firmou alianças com os outros
totalitarismos da época.
e)
organizou seus principais quadros políticos na cidade de Barcelona, criando
brigadas e polícias secretas violentas.
9.
(Unesp 2012) Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de
1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre
as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa
cena, a cineasta escreveria: “O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o
Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano”.
(Alcir
Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)
O texto
mostra algumas características centrais do nazismo:
a) o
desprezo pelas manifestações de massa e a defesa de princípios religiosos do
catolicismo.
b) a
glorificação das principais lideranças políticas e a depreciação da natureza.
c) o uso
intenso do cinema como propaganda política e o culto da figura do líder.
d) a
valorização dos espaços urbanos e o estímulo à migração dos camponeses para as
cidades.
e) o
apreço pelas conquistas tecnológicas e a identificação do líder como um homem
comum.
10.
(Pucmg 2010) Ao contrário do historiador contemporâneo ao fascismo – como Franz
Neumann, Theodor Adorno ou Ângelo Tasca – , nós sabemos, através de Auschwitz,
o que é o fascismo ou, ao menos, sabemos qual é a sua prática, ao contrário,
ainda, dos historiadores que escreveram no imediato pós-guerra, como
Trevor-Hopper, G. Barraclough ou Eric Hobsbawm (até algum tempo), não podemos
tratar o fascismo como um movimento morto, pertencente à história e sem
qualquer papel político contemporâneo. Encontramo-nos, desta forma, numa
situação insólita: sabemos qual a prática e as consequências do fascismo e
sabemos, ainda, que não é um fenômeno puramente histórico, aprisionado no
passado. Assim, torna-se impossível escrever sobre o fascismo histórico – o que
é apenas uma distinção didática – sem ter em mente o neofascismo e suas
possibilidades.
(Daniel
Aarão Reis Filho, O Século XX, p. 111-112.)
Assinale
a opção que sintetiza CORRETAMENTE a ideia contida no trecho acima.
a) O
Fascismo é um fenômeno definido conceitualmente, cuja prática é identificada
pelos historiadores que coexistiram com ele historicamente.
b) O
Fascismo não é um fenômeno histórico ligado ao passado, ele se insere na
política contemporânea atual sob outras formas de atuação.
c) O
Fascismo não pode ser tratado sem qualquer relação com a política
contemporânea, já que hoje sabemos sua prática e suas consequências.
d) O
Fascismo, conforme os historiadores, é um fenômeno que não pode ser escrito, já
que se circunscreve na história contemporânea como passado e presente.
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