Justificativa
O jovem como sujeito social tem a
possibilidade de criar intervenção crítica e ter responsabilidade
social, contudo é negado a juventude, através de visões
preconceituosas e estigmatizadas, a sua participação social e a sua
emancipação pessoal e coletiva.
Costumamos vê-los como seres apáticos,
sem nenhum tipo de ação política em relação a gerações
passadas. Acreditamos na lógica mercantilizada do modelo
capitalista, que individualiza e desumaniza e sepulta todas as
iniciativas de participação e transformação social a partir do
olhar da juventude.
O projeto “A voz ativa dos estudantes”
tem a proposta de contrariar os paradigmas da apatia juvenil e o
desinteresse político através de ações que conscientize e dê
condições dos jovens colocarem em prática a sua “voz ativa”,
entendendo que isso é uma forma de vivenciar seu “modus
politicus”, a possibilidade
deste participar de forma efetiva e emancipadora.
Embasados nos direitos humanos e nos
princípios que regula o exercício da cidadania, acreditamos que
este aspecto pode começar dentro dos bancos escolares, dando
condições dos alunos reivindicarem seus direitos e terem condições
de cumprir os seus deveres.
Assim, a relação sociedade-educação
se torna relevante para a socialização do processo eleitoral e da
democracia.
Objetivo
geral
- Conscientizar os alunos sobre a importância da participação política e do exercício da cidadania, inserindo-os na estrutura do processo político escolar.
Objetivos
específicos
- Integrar os alunos nos problemas dos jovens elitizados e marginalizados, respeitando os elementos culturais da sua própria comunidade;
- Desenvolver meios que favoreçam a inclusão dos alunos na cultura da paz: respeito mutuo, tolerância, solidariedade, participação, compreensão e diversidade;
- Apoiar as iniciativas dos alunos incluindo as de tipo informal, principalmente no âmbito sócio-político;
- Motivar à participação dos alunos na utilização das novas tecnologias, fomentando ações de teor político;
- Promover a vida associativa (participação dos jovens) em todos os setores da vida social, principalmente as que digam respeito a participação política;
- Aproximar as políticas da juventude dos alunos dando condições dos mesmos darem uma resposta global aos reais problemas dos jovens: políticos, sociais e econômicos;
Público
alvo: Alunos do 3° ano do
Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Braile Neto
Metodologia
Inicialmente será feito exposições de
ideias e debates à respeito da Escola (Educação pública e/ou
privada)onde cada grupo terá a perspectiva de um partido fictício.
Problemas e soluções serão elencados com o intuito de construir um
“saber pensar político”. Destarte, uma simulação eleitoral
entre as turmas e entre os outros alunos do CEPBN, este feito de
forma virtual (blog) fará parte do processo de desinibição dos
seus constructos. Campanha com direito a panfletos e cartazes fará
também parte do processo, tendo como resultado a publicização das
propostas de cada partido e a participação dos seus representantes
na Câmara de Vereadores de Resende, num espaço dedicado ao público
denominado Tribuna Livre.
Um relatório de ideias e propostas será
entregue ao corpo diretor afim de amostragem e análise e aos
vereadores de Resende, afim de concretizar a “voz ativa” dos
estudantes.
Duração:
3° Bimestre do ano letivo de 2013.
Ação
interna: Votação virtual com
distribuição de panfletos, brindes, santinhos etc.
Ação
externa: Visitação e
participação dos alunos à Câmara de Vereadores de Resende
(Tribuna Livre).
Desenvolvimento:
1º etapa:
Definição do nome do partido e os seus
integrantes
Definição dos 05 problemas sociais
relacionados a ausência da democracia no munícipio ou na escola.
2º etapa:
Definição das 05 soluções para os
problemas elencados.
Transformar as 05 soluções em Projetos
de Lei
Propaganda eleitoral (vídeo)
3º etapa:
Apresentação dos partidos e
marketing(propaganda eleitoral) – 10 minutos
Simulação de eleição (Fazer cédulas)
4º etapa:
Encaminhamento dos Projetos de Lei mais
votados nas Audiências Públicas na Camara de Resende
Recursos
Humanos
- Alunos;
- Professores;
- Diretores;
- Supervisores;
- Coordenadores.
Avaliação
A avaliação será feita mediante todo o
processo de participação e envolvimento do aluno da etapa, levando
em consideração as suas iniciativas informais.
O processo de construção de cidadania
coloca o homem num patamar político e social diferente dos demais,
devido o exercício da consciência viva. Elemento essencial para um
olhar diferenciado da vida, o entendimento da importância do
protagonismo juvenil, pode possibilitar ações e soluções
comunitárias, iniciativas necessárias para um progresso social.
Se ao final tivermos um jovem empolgado
com o conhecimento adquirido, possibilitando-o uma alternativa de
vida diferente das drogas e da ociosidade mental e física, teremos
alcançado o nosso objetivo. O projeto “A voz ativa dos estudantes”
deixará de ser apenas um ponto de encontro, um lugar estático,
ganhará movimento, dando condições do CEPBN, enquanto instituição
escolar alcançar novos desafios.
Rudolf
Rotchild Costa Cavalcante
Professor de Sociologia do Ensino Médio
do CEPBN
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