domingo, 7 de março de 2010

Pobreza e Exclusão – Aula II

Tipos:


  •  Pobreza clássica: carência de bens materiais e de recursos à sobrevivência;

  • Pobreza psicológica: sentimento de autodesvalorização das populações pobres em relação às ricas;

  • Pobreza social: impossibilidade da população pobre ter acesso aos mecanismos de êxito social, prestígio e relações sociais estruturadas e permanentes;

  • Pobreza política: incapacidade de certos grupos sociais terem qualquer participação efetiva na vida pública;

  • Pobreza tecnológica: pessoas que não possuem “alfabetização digital”.

 Teorias pessimistas (contrariando a abundância produtiva):  

  • Thomas Malthus e David Ricardo – Os recursos naturais do planeta se esgotariam e as populções seriam assoladas pela fome;

  •  Karl Marx – Constante e irreversível concentração de propriedade e riqueza;

  •  Alfred Marshall – Degradação dos níveis de vida da humanidade.

 Motivos do incomodismo social e estigmatização da pobreza:
  • Demonstra a ineficiência da administração do Estado;
  • Cresce a quantidade de pessoas excluídas;

  •  Temor que a população se organize e aja politicamente contra o sistema marginalizante;

  •  Sintoma evidente do malogro( fracasso, insucesso) de uma sociedade dita justa e solidária.
Exercito de Reserva

Conceito marxista: A população desempregada ou subempregada que vive na pobreza junto as grandes centros industriais representa uma força de manobra na constante luta entre trabalho e capital. O desemprego não é condição de quem não quer ou não está apto ao trabalho, mas resultado de uma inelasticidade na oferta de emprego.
 Dumping Social
Provocado pela globalização econômica, tem como objetivo tornar os preços mais competitivos no mercado internacional. Para isso, a uma redução drástica dos custos com mão-de-obra pelo emprego da mão-de-obra infantil e do trabalho temporário e informal. “Aumenta a quantidade de produtos e diminui a capacidade de consumo de um número cada vez mais crescente de pessoas”.

   
Exercício (Aplicação de conceitos)
Leia e analise a letra da música Haiti (Caetano Veloso e Gilberto Gil) e relacione com o conteúdo trabalhado na sala-de-aula até o momento.
  
Haiti

 Caetano Veloso/ Música: Gilberto Gil


 Quando você for convidado pra subir no adro da Fundação Casa de Jorge Amado/ Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos/ Dando porrada na nuca de malandros pretos/ De ladrões mulatos / E outros quase brancos/ Tratados como pretos/ Só pra mostrar aos outros quase pretos/ (E são quase todos pretos)/ E aos quase brancos pobres como pretos/ Como é que pretos, pobres e mulatos/ E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados/ E não importa se olhos do mundo inteiro possam estar por um momento voltados para o largo/ Onde os escravos eram castigados/ E hoje um batuque, um batuque com a pureza de meninos uniformizados/ De escola secundária em dia de parada/ E a grandeza épica de um povo em formação/ Nos atrai, nos deslumbra e estimula/ Não importa nada/ Nem o traço do sobrado, nem a lente do Fantástico/ Nem o disco de Paul Simon/ Ninguém/ Ninguém é cidadão/ Se você for ver a festa do Pelô/ E se você não for/ Pense no Haiti/ Reze pelo Haiti/ O Haiti é aqui/ O Haiti não é aqui/ E na TV se você vir um deputado em pânico/ Mal dissimulado/ Diante de qualquer, mas qualquer mesmo/ Qualquer qualquer// Plano de educação/Que pareça fácil/ Que pareça fácil e rápido/ E vá representar uma ameaça de democratização do ensino de primeiro grau/ E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital/ E o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto/ E nenhum no marginal/ E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual/ Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um saco brilhante de lixo do Leblon/ E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo diante da chacina/ 111 presos indefesos/ Mas presos são quase todos pretos/ Ou quase pretos/ Ou quase brancos quase pretos de tão pobres/ E pobres são como podres/ E todos sabem como se tratam os pretos/ E quando você for dar uma volta no Caribe/ E quando for trepar sem camisinha/ E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba/ Pense no Haiti/ Reze pelo Haiti/ O Haiti é aqui/ O Haiti não é aqui.


Continuação do resumo do capítulo “Pobreza e Exclusão” do livro Sociologia – introdução à ciẽncia da sociedade (págs. 247 à 259)

Indicado para o 3° ano do Ensino Médio do Instituto Dom Bosco

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